Blog

18 de abril de 2024

Destaque de Honorários Contratuais: Entenda como funciona esse direito do Advogado!

por Átila Abella

Destaque de Honorários Contratuais: Entenda como funciona esse direito do Advogado!

Na complexidade do sistema jurídico, um direito muitas vezes negligenciado é o destaque de honorários contratuais para os advogados. 

Contrariando a percepção popular, este destaque não é uma cortesia, mas sim um direito legal sólido, assegurado pela legislação vigente. Neste contexto, é fundamental compreender não apenas a natureza desse direito, mas também a importância de sua aplicação prática para a segurança e justa remuneração dos profissionais do Direito.

Destaque e requisição em separado é um Direito

Ao contrário do que muitos pensam, o destaque de honorários é um direito do advogado! 

Não se trata de favor ou cortesia, é um direito do advogado previsto em lei e um DEVER do juiz da causa. 

É por isso que nós, advogados previdenciaristas, devemos sempre preservar nosso patrimônio e separar o valor dos honorários contratuais do montante principal, conforme está previsto na lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e Ordem dos Advogados do Brasil):

Art. 22. A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência. 

[...]

§ 4º Se o advogado fizer juntar aos autos o seu contrato de honorários antes de expedir-se o mandado de levantamento ou precatório, o juiz deve determinar que lhe sejam pagos diretamente, por dedução da quantia a ser recebida pelo constituinte, salvo se este provar que já os pagou.

Alguns podem estar se perguntando: Mas por que é tão importante fazer a requisição em separado da porcentagem contratual do montante principal devido ao cliente? 

Posso enumerar diversos fatores: 

  1. Segurança: Impede que o próprio cliente saque todo valor e não repasse ao advogado. Confesso que isso já aconteceu comigo, de o cliente sacar e não pagar os honorários ou tentar impor abatimento com sucumbência e etc…

  2. Risco de morte do segurado: Imaginem que a sua porcentagem não foi requisitada em separado e seu cliente faleceu justamente no momento do recebimento dos valores. O tempo da habilitação dos sucessores e regularização processual pode atrasar, e muito, o seu pagamento. 

  3. Tributação: Independência de tributação entre os valores do cliente e do advogado. Como a cobrança do advogado deve se dar pelo valor bruto da condenação, não faz sentido para o cliente pagar imposto sobre o valor repassado ao advogado. A Requisição em separado se presta para isso também, pois individualiza os beneficiários e a respectiva tributação. 

Dessa forma, sempre deve ser requerido o destaque e juntado do contrato de prestação de serviços advocatícios na petição inicial, bem como ratificado o pedido na fase de cumprimento de sentença. 

Conclusão

Em suma, o destaque de honorários contratuais não é apenas uma formalidade, mas sim um elemento essencial para a preservação dos direitos e interesses dos advogados.

 Ao compreender e aplicar corretamente esse direito, os profissionais do Direito não apenas garantem sua justa remuneração, mas também fortalecem a integridade do sistema jurídico como um todo. 

É, portanto, uma responsabilidade compartilhada entre advogados, juízes e clientes, assegurar que este direito seja respeitado e efetivado em todas as instâncias do processo legal.

Modelo de Petição

Você quer receber um modelo de petição requerendo a expedição de pagamento em separado? 

Se quiser receber um modelo gratuitamente e sem frescuras, acesse o post do Instagram e comente “EU QUERO”. Nossa equipe enviará o modelo rapidamente!😜

Leia também:


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter