Blog
22 de fevereiro de 2024
Pessoas não procuram ADVOGADOS, elas buscam VENCEDORES!
Pessoas não procuram ADVOGADOS, elas buscam VENCEDORES!
Você já pensou como seus clientes chegaram até você, os motivos de terem contratado seus serviços?
Vou fazer outra pergunta: O que você busca quando vai contratar um profissional liberal?
Esses questionamentos são importantes para manter qualquer profissional liberal alerta em relação à própria carreira profissional. Em resumo: Você se contrataria?
Trabalho com direito previdenciário há 23 anos, já atendi milhares de segurados e colegas advogados, bem como sou Julgador do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.
Posso afirmar categoricamente que alguns colegas descuidam de premissas básicas de imagem e relacionamento, o que pode prejudicar muito a carreira de qualquer profissional.
Não estou me referindo a nenhum tipo de sucesso financeiro ou ostentação, mas de pilares básicos de conduta que fazem muita diferença na reputação, contratação e relação advogado/cliente.
Neste Blog vou dar dicas de boas práticas que podem te ajudar a vencer na advocacia!🤩
Otimismo
Seja otimista, disponível, proativo, confiante e bem humorado! Isso mesmo, você PRECISA ser tudo isso e na maior parte do tempo possível!😁
Por quê? Vou responder fazendo outra pergunta: Para te ajudar a resolver um problema importante, você contrataria alguém que não consegue resolver os próprios problemas? Eu não.
Imaginem a seguinte situação:
Dois advogados adentram a sala de audiência e o Juiz pergunta:
- Tudo bem, Doutores?
O primeiro Advogado responde:
- Levando Excelência, não está fácil advogar no Brasil.😩
Já o segundo responde:
-Tudo ótimo Excelência, se melhorar não sei se resisto!😀
Veja que respostas antagônicas para a mesma pergunta podem fazer toda diferença para o estado anímico dos envolvidos. Bem como induzir as percepções dos clientes e a persuasão do Magistrado.
Não desconheço a dificuldade que é advogar no Brasil, mas ficar lamentando ou vitimizando não o fará vencer desafios e se tornar uma pessoa confiável. Seja um entusiasta da vida, da sua profissão e dos seus casos.
Nas suas relações profissionais tenha em mente uma técnica básica para conduzir suas conversas:
“Não critique, não condene e não se queixe”.
Seja protagonista de suas escolhas e de quem escolhe você! Otimismo é um ótimo “lubrificante” para as relações sociais, enquanto o pessimismo é uma doença degenerativa.
Transparência
Sinceridade sempre!
Se ainda não ajuizou o processo, diga os motivos para seu cliente. Ninguém mais aceita “desculpas esfarrapadas” e sempre há um estudante de direito disposto a pesquisar nos sites dos tribunais.😳😂😂
A maioria dos contratos de honorários em demandas previdenciárias adotam cláusula “quota litis” (porcentagem no êxito). Use isso a seu favor sempre, demonstrando ao seu cliente que vocês são “Parceiros na alegria e na tristeza”, ou seja, que ganhar o processo é do seu interesse também.
A grande chave da questão é conseguir demonstrar pro cliente que você tem muito interesse no caso dele, que a vitória será de ambos.
Prestação de contas
Existem questões cruciais na relação advogado/cliente, sendo a prestação de contas uma das mais importantes.
Como julgador do Tribunal de Ética da OAB, presencio muitos problemas em casos previdenciários. Na maioria das vezes agravado pela falta de comunicação entre advogado e cliente.
Prestar contas ao cliente é uma OBRIGAÇÃO do advogado, sob pena de suspensão do direito de advogar pelo período mínimo de 30 dias e até que preste as devidas contas.
Estatuto da Advocacia e da OAB(Lei 8.906/94):
Art. 34. Constitui infração disciplinar:
...
XXI - recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele;
…
Art. 37. A suspensão é aplicável nos casos de:
I - infrações definidas nos incisos XVII a XXV e XXX do caput do art. 34 desta Lei; (...)
§ 1º A suspensão acarreta ao infrator a interdição do exercício profissional, em todo o território nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critérios de individualização previstos neste capítulo.
§ 2º Nas hipóteses dos incisos XXI e XXIII do art. 34, a suspensão perdura até que satisfaça integralmente a dívida, inclusive com correção monetária.
O Advogado precisa cobrar seus honorários, é disso que vivemos, mas a prestação de contas detalhada não é uma faculdade. Essa é uma obrigação e um momento extremamente importante para o futuro da carreira.
Cliente desconfiado e insatisfeito é um detrator importante da sua imagem, enquanto um cliente satisfeito é um ótimo promotor do seu negócio! 🚀
O cliente precisa perceber que a cobrança ocorreu conforme o contrato de honorários assinado na contratação. E nem sempre isso fica claro pro cliente, que desconhece os conceitos de proveito econômico, honorários de sucumbência e etc...
Consulta após uma improcedência
Com certeza os dois momentos mais importantes para a manutenção da boa relação advogado/cliente são: prestação de contas após o cumprimento de sentença e a consulta após uma decisão de improcedência.
Mas ambas são extremamente importantes também para a carreira do advogado, em relação à imagem e a capacidade dos clientes aumentaram por indicação espontânea.
Saiu a sentença de improcedência? Imediatamente busque conversar com seu cliente. Explique os motivos, mostre os fundamentos da sentença e até aponte os erros que eventualmente possam ter havido e que poderão ser alvo de recursos.
Demonstre seu conhecimento do caso, da matéria ou até sua indignação com alguma questão, muitas vezes apontando exatamente qual foi o fator mais relevante, como uma perícia, alguma prova ou até eventuais erros da decisão que serão atacados.
Nunca fuja da complicada conversa de improcedência, é o grande momento de demonstrar para seu cliente que você está com ele, que se importa e lutará por ele até o fim!
Redes Sociais
Eu tomo muito cuidado nas minhas redes sociais, geralmente pratico a empatia de como meus clientes podem ser afetados pelas minhas postagens. Não sei se estou totalmente certo, mas não tenho do que reclamar dos resultados…😜
Vou explicar melhor…
Geralmente as pessoas confiam aos seus advogados situações muito delicadas e importantes, como negócios ou litígios relevantes, onde geralmente estão preocupadas com o desfecho favorável e certamente vinculam isso ao protagonista, que é o Advogado.
Exposição demasiada da vida pessoal, como por exemplo publicar com frequência presenças em festas, com alto consumo de bebidas alcoólicas, tenho certeza absoluta que não ajuda na imagem, mas pode prejudicar.
Não tenho nenhuma ideologia política, não mesmo, mas respeito muito quem tem, mas… Quando optar por tomar partido em algumas situações políticas polarizadas e antagônicas, tenha consciência de que as pessoas do seu nicho não irão necessariamente contratar você, mas provavelmente todas as outras terão uma certa resistência.
Não estou dizendo que não se deve defender o que acredita, mas apenas que redes sociais podem não ser a arena adequada para a sua luta.
Postagens ofensivas e agressivas podem atingir seus próprios clientes, pense nisso!
Brincadeiras e zoações
Assim como identificação política, existem outras questões complexas que podem afastar clientes. Me refiro a brincadeiras e zoações esportivas.
Já presenciei centenas de vezes brincadeiras e até zoações futebolísticas entre advogados e clientes, bem como advogados e servidores da justiça.
Você acha que isso poderá ser salutar para as suas relações? Eu tenho certeza absoluta que alguém que realmente ama futebol e perdeu um clássico no dia anterior não quer tocar no assunto.
Cuidado para não ser desagradável, pessoas precisam gostar da sua imagem!
Não quero que pensem que o advogado deve ser uma “ameba” nas relações interpessoais, mas ser elegante, reativo e leve nas brincadeiras é a melhor interação.
Postagens ou reportagens de trabalho, valorizando a advocacia e informando as pessoas sobre direitos são sempre muito bem recebidas!👍
Conclusão
Não é fácil advogar e trabalhar com direitos sociais, mas posso afirmar que pode ser uma carreira maravilhosa e muito bem remunerada, só depende de você!
É fato a evolução das tecnologias e maior aceitação do atendimento por vídeo após a pandemia. Atualmente o maior diferencial do advogado não é sua capacidade de investimento em estrutura física e sim a sua disponibilidade e agilidade de atender e resolver os problemas das pessoas.
Agir com entusiasmo já lhe torna um VENCEDOR!🫵🚀
Se qualquer das minhas dicas foi útil para você ou queira contribuir com o texto, deixe seu comentário para que possamos trocar ideias e ajudar mais pessoas!
Forte abraço e até breve!!
Leia também:
HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS: O que é proveito econômico nas demandas previdenciárias?
HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA: Como escapar da limitação da súmula 111 do STJ?
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!