Blog
13 de fevereiro de 2024
Posso revisar o valor da pensão por morte?
Posso revisar o valor da pensão por morte?
Sem dúvida, qualquer pensionista do INSS já se perguntou: será que o valor da minha pensão por morte está correto? Não cabe alguma revisão?
Nesse post você vai entender se é possível revisar o valor da pensão por morte, qual o prazo e quais são as revisões cabíveis.
OBS: no final tem as instruções para você receber gratuitamente DOIS modelos de petição envolvendo revisão de pensão por morte.
Posso revisar o valor da minha pensão por morte?
Primeiramente, é preciso entender que o valor da pensão por morte, é baseado na aposentadoria que o(a) falecido(a) recebia em vida, ou, a aposentadoria por invalidez que teria direito (caso ainda não fosse aposentado).
Portanto, o valor da pensão por morte sempre vai estar ligado ao histórico de contribuições do segurado falecido.
Dito isso, é preciso salientar que existem revisões que discutem o cálculo da aposentadoria do falecido, e outras que discutem a forma de cálculo da pensão propriamente dita.
Nesse sentido, o STJ ao julgar o Tema 1057 fixou as seguintes teses:
I. O disposto no art. 112 da Lei n. 8.213/1991 é aplicável aos âmbitos judicial e administrativo;
II. Os pensionistas detêm legitimidade ativa para pleitear, por direito próprio, a revisão do benefício derivado (pensão por morte) - caso não alcançada pela decadência -, fazendo jus a diferenças pecuniárias pretéritas não prescritas, decorrentes da pensão recalculada;
III. Caso não decaído o direito de revisar a renda mensal inicial do benefício originário do segurado instituidor, os pensionistas poderão postular a revisão da aposentadoria, a fim de auferirem eventuais parcelas não prescritas resultantes da readequação do benefício original, bem como os reflexos na graduação econômica da pensão por morte; e
IV. À falta de dependentes legais habilitados à pensão por morte, os sucessores (herdeiros) do segurado instituidor, definidos na lei civil, são partes legítimas para pleitear, por ação e em nome próprios, a revisão do benefício original - salvo se decaído o direito ao instituidor - e, por conseguinte, de haverem eventuais diferenças pecuniárias não prescritas, oriundas do recálculo da aposentadoria do de cujus.
Portanto, é plenamente possível que os pensionistas busquem a revisão da aposentadoria do falecido, para que sua pensão (benefício derivado) sofra os reflexos decorrentes.
Quais as revisões cabíveis na pensão por morte?
Conforme informamos, existem revisões que discutem o cálculo da aposentadoria do falecido, e outras que discutem a forma de cálculo da pensão propriamente dita.
No lado das revisões que discutem o cálculo da aposentadoria do falecido, temos:
Nesse caso, o pedido que vamos fazer é para que se revise o benefício que o falecido recebia (ou teria direito, no caso de não estar aposentado), e que essa revisão gere reflexos no valor da pensão por morte. Para entender cada uma delas, é só clicar nos links acima!
Por outro lado, é possível revisar o cálculo da pensão por morte propriamente dita. Contudo, essa é uma possibilidade apenas para óbitos ocorridos depois da Reforma da Previdência (EC 103/2019). Ou seja, óbitos ocorridos a partir de 13/11/2019.
Em resumo, é possível revisar o coeficiente da pensão por morte de duas formas:
caso sejam reconhecidos mais dependentes. Nesse caso, a cada dependente reconhecido, aumenta-se em 10% o valor base da pensão.
caso reconhecido que algum dos dependentes possui alguma deficiência intelectual, mental ou grave. Nesse caso, o valor base da pensão salta automaticamente para 100% do valor da aposentadoria do falecido
Todas essas revisões podem ser solicitadas por meio do Meu INSS do próprio pensionista, e caso indeferidas, podem ser discutidas em processo judicial!
Qual o prazo para entrar com a revisão da pensão?
Por fim, é preciso indicar que há prazo decadencial para pedir a revisão.
As revisões que envolvem a discussão da aposentadoria do falecido, só podem ser requeridas até 10 anos do primeiro pagamento administrativo da referida aposentadoria, são elas:
Revisão da vida toda
Revisão das atividades concomitantes
Revisões fáticas
As revisões do buraco negro e dos tetos NÃO possuem prazo de decadência, por não discutirem o ato de concessão do benefício do falecido.
Portanto, muito cuidado, pois é possível que o direito de revisar o benefício originário (aposentadoria do falecido) já tenha decaído (ou como chamam por aí, caducado).
Modelo de Petição:
Você possui algum caso assim e quer DOIS modelos de PETIÇÃO para casos similares? Nós temos a petição ideal para apresentação no processo!
Se quiser receber os modelos de petição de forma gratuita, acesse o post no Instagram e comente “EU QUERO”. Nossa equipe entrará em contato para enviar a petição!
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!