Blog

20 de setembro de 2024

Pente-Fino do INSS em 2024: Aposentado por Invalidez com mais de 60 anos não pode ser convocado!

por Matheus Azzulin

Pente-Fino do INSS em 2024: Aposentado por Invalidez com mais de 60 anos não pode ser convocado!

O Pente-Fino é uma revisão realizada pelo INSS em benefícios previdenciários e assistenciais, especialmente aqueles relacionados à incapacidade para o trabalho:

  • Auxílio-doença (auxílio por incapacidade temporária);
  • Aposentadoria por invalidez (aposentadoria por incapacidade permanente);
  • Benefício Assistencial (BPC/LOAS).

O objetivo dessas revisões é detectar fraudes, inconsistências ou irregularidades nos benefícios que estão em vigor.

Estou certo de que nesse Pente-Fino do INSS muitos aposentados por invalidez serão convocados para perícias revisionais.

MAS ATENÇÃO!

Há hipóteses que DISPENSAM o APOSENTADO POR INVALIDEZ de eventuais revisões no benefício. Uma delas é o implemento dos 60 anos do titular de aposentadoria por invalidez!

Isso significa que o aposentado por invalidez que completar 60 anos estará dispensado de submeter-se a exames médicos junto à Previdência Social (desde que não tenha retornado ao trabalho, é claro).

Além dessa hipótese, há casos em que as perícias de reavaliação não são necessárias, ou seja, o INSS não pode exigir esse procedimento para a continuidade do benefício. 

Estão isentos de perícia e de reavaliações periódicas:

  • Aposentados por invalidez ou pensionistas “inválidos” que não retornaram ao trabalho a partir dos 55 anos de idade, desde que recebam benefícios por incapacidade há pelo menos 15 anos, incluindo o tempo de auxílio-doença anterior à aposentadoria por invalidez (art. 101, §1.º, I da lei 8.213/91).
  • Aposentados que completam 60 anos de idade, independentemente do tempo em que estão recebendo aposentadoria por invalidez ou pensão por morte (art. 101, §1.º, II da lei 8.213/91).
  • Aposentados por invalidez diagnosticados com HIV/AIDS (art. 43, § 5.º da Lei 8.213/91).

E aí, vocês sabiam disso, pessoal?

Tenho certeza que esse conhecimento pode garantir a manutenção da aposentadoria por invalidez em favor do segurado, caso o INSS atue de forma contrária à própria legislação!

Grande abraço e até a próxima!


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter