Blog
9 de agosto de 2024
Pensão por morte após perda da qualidade de segurado: é possível?
Pensão por morte após perda da qualidade de segurado: é possível?
A qualidade de segurado do falecido é um dos requisitos para concessão do benefício de pensão por morte.
Mas há situações em que a “falta” da condição de segurado no momento do óbito pode ser superada e concedido o benefício aos dependentes.
Vou explicar com um exemplo bem simples:
-
Imagine um trabalhador com 65 anos de idade, 180 recolhimentos mensais e com 15 anos de tempo de contribuição à Previdência Social, mas que há anos parou de contribuir, estando desvinculado do INSS, ou seja, sem qualidade de segurado.
Se esse trabalhador vier a óbito, seus eventuais dependentes terão direito à pensão?
Em um primeiro momento, pode parecer que não, pois faltaria o requisito de qualidade de segurado no momento do óbito. Contudo, esse segurado poderia estar aposentado por idade!
Embora não tenha requerido a aposentadoria, inegavelmente preenchia os requisitos para acesso:
- 65 anos;
- 180 meses de carência;
- 15 anos de tempo de contribuição.
Vale lembrar que, segundo a Lei nº 8.213/91, quem recebe benefício (exceto auxílio-acidente) mantém a qualidade de segurado, sem limite de prazo:
Art. 15. Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:
[...]
I - sem limite de prazo, quem está em gozo de benefício, exceto do auxílio-acidente; (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)
Por esse motivo, comprovado o direito à aposentadoria anteriormente à data do óbito, logicamente teria o falecido mantido a condição de segurado até a data do falecimento.
Nesse sentido, é bastante esclarecedora a Súmula 416 do Superior Tribunal de Justiça (STJ):
É devida a pensão por morte aos dependentes do segurado que, apesar de ter perdido essa qualidade, preencheu os requisitos legais para a obtenção de aposentadoria até a data do seu óbito.
A esse respeito, é necessário destacar que tal entendimento não prevalece apenas na via judicial. Veja o que dispõe a Portaria nº 991/2022, a qual veicula normas procedimentais que devem ser observadas administrativamente:
Art. 499. Caberá a concessão de pensão aos dependentes mesmo que o óbito tenha ocorrido após a perda da qualidade de segurado, desde que:
I - o instituidor do benefício tenha implementado todos os requisitos para obtenção de uma aposentadoria até a data do óbito; ou
II - fique reconhecido o direito, dentro do período de graça, à aposentadoria por incapacidade permanente, a qual deverá ser verificada por meio de parecer da Perícia Médica Federal com base em atestados ou relatórios médicos, exames complementares, prontuários ou outros documentos equivalentes, referentes ao ex-segurado, que confirmem a existência de incapacidade permanente até a data do óbito.
Como visto, o raciocínio aplica-se a qualquer espécie de aposentadoria (por idade, por tempo de contribuição, especial), inclusive aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez), caso demonstrada a incapacidade permanente até a data do óbito.
Aqui, considero que o benefício de auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) possui o mesmo condão, caso demonstrado que o segurado preenchia os requisitos para seu recebimento nos 12 meses anteriores ao óbito, conforme art. 13, II do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/99):
Art. 13. Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições:
[...]
II - até doze meses após a cessação de benefício por incapacidade ou das contribuições, observado o disposto nos § 7º e § 8º e no art. 19-E; (Redação dada pelo Decreto nº 10.491, de 2020)
E aí, pessoal, vocês conheciam essas previsões? Interessante, ne?
Espero ter contribuído! Abraços!
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!