Blog
18 de dezembro de 2023
Pedido de aposentadoria indeferido sem análise da documentação, saiba o que fazer!
Pedido de aposentadoria indeferido sem análise da documentação, saiba o que fazer!
Nos últimos anos, podemos observar um aumento gradativo na operação da “inteligência artificial” em vários lugares. De maneira geral, penso que o avanço da tecnologia facilita o acesso e a prestação de serviços públicos em favor dos cidadãos.
A virtualização do sistema MeuINSS é um exemplo típico de funcionamento dessa tecnologia.
O INSS analisa incontáveis processos administrativos, sendo que a grande demanda de benefícios postulados pode gerar um “atraso” na conclusão dos processos. Com o objetivo de evitar ou até mesmo diminuir as “filas” decorrentes dessa demanda, a “inteligência artificial” é uma ferramenta inegavelmente útil.
Um atendimento rápido e eficaz. Esse é o propósito da “análise automática” do INSS, mas nem sempre é assim que funciona.
Entenda as possíveis situações
Em alguns casos, o segurado (ou seu representante) efetua o protocolo de um requerimento administrativo de aposentadoria e no instante seguinte já recebe a análise e conclusão do procedimento.
Evidentemente, o procedimento nesses casos é célere, contudo pode não ser satisfatório.
Isto, pois a análise feita pela inteligência artificial do INSS em requerimentos de aposentadoria leva em conta apenas as informações previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
É aqui que “mora” o problema.
Para o segurado que tem todos os seus vínculos com a Previdência Social inscritas no CNIS, regulares e válidas, em tese a inteligência artificial dará a solução adequada, com a concessão do benefício.
Todavia, são inúmeros os casos em que os segurados não têm todos os vínculos e contribuições registrados no CNIS. Nessas hipóteses, o “robô” do INSS encerrará precocemente o processo administrativo, negando o benefício requerido.
Exemplos práticos
Abaixo, darei alguns exemplo de casos em que a análise automática de vínculos e contribuições será inexitosa:
Contratos de trabalho registrados na CTPS sem correspondência no CNIS (empregador ou não assinou a carteira do empregado, ou não recolheu as contribuições);
Períodos de atividade rural;
Contribuições com pendências, passíveis de regularização;
Períodos de atividade especial;
Averbação de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Em se tratando de alguma das hipóteses acima, é bem provável que o segurado terá seu pedido de aposentadoria negado pelo INSS.
O que fazer em casos de aposentadoria negada?
Caso o INSS encerre o processo administrativo sem a análise adequada, poderá o segurado impetrar MANDADO DE SEGURANÇA.
Em regra, no mandado de segurança não deve ser postulada a concessão do benefício, mas sim a reabertura do processo administrativo para que o INSS analise de forma satisfatória o pedido do segurado, orientando o postulante e expedindo exigência quanto à juntada de documentos necessários.
Dessa forma, entendo por lhe trazer o seguinte precedente da 4ª Região:
PREVIDENCIÁRIO. MANDADO DE SEGURANÇA. PROCESSO ADMINISTRATIVO. REABERTURA. TRAMITAÇÃO. IRREGULARIDADE. BENEFÍCIO ASSISTENCIAL. INDEFERIMENTO. AMPLA DEFESA. DEVIDO PROCESSO LEGAL. VIOLAÇÃO. [...] 2. Verificada alguma irregularidade na tramitação do processo administrativo, como ausência de análise adequada e/ou violação ao devido processo legal e à ampla defesa, passível que seja determinada sua reabertura, via mandado de segurança. [...] (TRF4 5001048-32.2022.4.04.7131, QUINTA TURMA, Relator HERMES SIEDLER DA CONCEIÇÃO JÚNIOR, juntado aos autos em 22/11/2023)
A Administração deve adotar meios para atender de forma célere os cidadãos, mas o serviço deve ser prestado de forma satisfatória.
Ademais, se a “inteligência artificial” do INSS não consistir na melhor instrução do processo administrativo, o mandado de segurança é uma alternativa segura para solucionar o problema.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Por fim, caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo