Blog

18 de dezembro de 2023

Falecido que recebia BPC/LOAS pode deixar Pensão por Morte para dependente?

por Matheus Azzulin

Falecido que recebia BPC/LOAS pode deixar Pensão por Morte para dependente?

O Benefício Assistencial é uma prestação destinada às pessoas que se encontram em situação de necessidade econômica.

Objetivamente, são dois os requisitos para a concessão desse benefício:

  • Necessidade econômica;

  • Deficiência (ou ter idade de 65 anos ou mais).

Também conhecido como BPC ou LOAS, o Benefício Assistencial apresenta algumas características que o diferem da imensa maioria dos benefícios previdenciários.

E uma dessas diferenças é o que fundamenta o blog de hoje:

Benefício Assistencial não gera qualidade de segurado

Diferentemente do que ocorre com uma aposentadoria por idade ou auxílio por incapacidade temporária, por exemplo, o Benefício Assistencial não enseja automaticamente a condição de segurado em favor do seu titular.

Isso significa dizer que, em caso de óbito do beneficiário de BPC/LOAS, seus eventuais dependentes não terão acesso ao benefício de pensão por morte, em regra, pois ausente o requisito de qualidade de segurado do falecido no momento do óbito.

Por outro lado, há solução para esse problema: 

Quem recebe Benefício Assistencial pode contribuir para o INSS?

O beneficiário de BPC/LOAS pode contribuir para a Previdência Social.

Porém, essa contribuição deve ser feita com muita cautela, motivo pelo qual gentilmente eu peço toda sua atenção:

A contribuição de quem recebe Benefício Assistencial deve ocorrer na condição de SEGURADO FACULTATIVO (exceto na condição de “baixa renda”. Explicarei mais à diante).

A esse respeito, não é possível que o titular de Benefício Assistencial pague as contribuições na condição de contribuinte individual, pelo seguinte motivo: o contribuinte individual é segurado obrigatório do INSS, ou seja, quando esse segurado contribui para a Previdência Social, existe uma presunção de que ele trabalha e possui remuneração.

Essa situação poderá causar a cessação do Benefício Assistencial!

Além disso, também não é possível contribuir como facultativo “baixa renda”, pois um dos requisitos que permite essa contribuição é não possuir renda própria. Caso o titular de BPC/LOAS contribua como facultativo baixa renda, as contribuições não serão validadas pelo INSS.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter