Blog

22 de abril de 2024

Vale a pena contribuir para o INSS sendo estudante?

por Luna Schmitz

Vale a pena contribuir para o INSS sendo estudante?

Será que vale a pena pagar o INSS como estudante, seja a nível universitário ou outro nível? Confira abaixo a resposta para essa pergunta e as opções existentes.

Enquadramento do estudante perante o INSS

Estudantes também podem contribuir para o INSS a fim de garantir direito aos benefícios previdenciários.

Conforme a lei, os estudantes, que não exerçam atividade remunerada que os enquadre como segurado obrigatório (como, por exemplo, ter um emprego), se inserem na categoria de segurado facultativo (art. 11, § 1º, III, Decreto 3.048/99).

Inclusive, os estudantes que realizam estágio se enquadram nessa mesma modalidade, em atenção à Lei 11.788/2008 (art. 12, § 2º).

Outro fator importante é a idade permitida para pagamento, isso porque o INSS autoriza a inscrição no Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a partir dos 16 anos.

Formas de pagamento

O pagamento das contribuições do INSS pelo estudante se dá por meio de guia da previdência social (GPS). É possível a emissão da GPS online clicando AQUI.

Por sua vez, para emissão da GPS é necessário informar alguns dados, como NIT, código de pagamento e mês de referência da contribuição.

Outra informação importante diz respeito às alíquotas de pagamento:

  • 20%: aplicada sobre o salário de contribuição que pode ser entre o limite mínimo (salário mínimo) e o máximo (teto do INSS);

  • 11%: apenas sobre o salário mínimo - alíquota reduzida;

  • 5%: destinada aos segurados facultativos de baixa renda (aqueles que não possuem renda própria e que integram famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 2 salários mínimos. Apenas também sobre o salário mínimo - alíquota reduzida.

Afinal, é vantajoso?

De modo geral, o pagamento das contribuições do INSS pelo estudante são uma vantagem e proteção social.

Por exemplo, em caso de eventual invalidez, doença incapacitante poderá receber benefícios como auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença) ou aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez).

Outro benefício como salário-maternidade pode ser usufruído em caso de necessidade. Por outro lado, auxílio-reclusão e pensão por morte também podem ser concedidos aos dependentes do estudante que contribui ao INSS.

Dessa forma, pagar o INSS como estudante confere resguardo diante de uma série de situações que podem ocorrer antes da aposentadoria.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter