Blog
21 de outubro de 2024
Albinismo e BPC/LOAS: Veja como garantir os seus direitos!
Albinismo e BPC/LOAS: Veja como garantir os seus direitos!
Você sabia que pessoas com albinismo podem ter direito a benefícios do INSS, em especial o BPC/LOAS?
No dia a dia, pessoas albinas podem enfrentar dificuldades de inserção no mercado de trabalho em razão de limitações decorrentes, a depender da gravidade do quadro de saúde.
Albinismo
O albinismo é uma condição genética caracterizada pela ausência ou redução de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, cabelo e olhos.
Dentre os sintomas, pode-se citar:
- Pele e Cabelo: Pessoas com albinismo geralmente têm pele muito clara e cabelo loiro ou branco.
- Olhos: Podem apresentar problemas de visão, como fotofobia (sensibilidade à luz), estrabismo e baixa acuidade visual.
- Risco de Saúde: A pele é mais suscetível a queimaduras solares e câncer de pele devido à falta de proteção contra os raios UV.
Conforme dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) estima que existam cerca de 21 mil brasileiros com albinismo. Além disso, a prevalência é maior entre populações indígenas e afrodescendentes, incluindo comunidades quilombolas.
A condição de saúde de uma pessoa albina será sempre analisada individualmente, considerando o caso concreto. Isto, pois, enquanto um pode não possuir quaisquer complicações, outro pode apresentar diversos sintomas.
Comprovação da incapacidade/deficiência
Diante disso, no Brasil, pessoas com albinismo podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que oferece suporte financeiro a pessoas com deficiência ou impedimento de longo prazo.
Nesse sentido, a comprovação do diagnóstico do albinismo, por si só, não é suficiente para concessão de benefício do INSS. Na prática, é necessário a submissão de perícia médica, ou seja, o requerente tem sua condição de saúde examinada no caso concreto.
A respeito da deficiência, a Lei define expressamente que (art. 20 da Lei 8.742/93):
“para efeito de concessão do BPC, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
O conceito de deficiência não está atrelado necessariamente à incapacidade ou invalidez, mas sim a um impedimento de longo prazo que possa vir a prejudicar a participação efetiva na sociedade em igualdade com os demais.
Estigma social
Por sua vez, a conscientização sobre o albinismo é fundamental para combater o estigma e promover a inclusão social. Campanhas educativas ajudam a esclarecer as características e necessidades das pessoas com albinismo. No entanto, infelizmente muitas pessoas com albinismo ainda enfrentam discriminação, desconhecimento e falta de políticas públicas.
O estigma social enfrentado traz não só repercussões físicas da doença, mas também psicológicas. Diante disso, se faz importante, especialmente em casos judiciais, a fundamentação a respeito das condições pessoais, sociais, econômicas e culturais, de forma a analisar a deficiência/impedimento de longo prazo em sentido amplo, em virtude da estigmatização social do albinismo. Trata-se de analogia à Súmula 78 da Turma Nacional de Uniformização (TNU).
Requisitos do BPC/LOAS
Portanto, pessoas com albinismo contam com a possibilidade de solicitar o benefício assistencial (BPC/LOAS), quando preenchidos os requisitos abaixo:
- Deficiência (impedimentos de longo prazo) ou idade de 65 anos;
- Necessidade econômica (vulnerabilidade social).
- Não receber outros benefícios de natureza previdenciária ou assistencial, como aposentadorias ou pensões.
No que se refere à comprovação do impedimento de longo prazo, a justiça mantém entendimento que deve ter duração mínima de dois anos (Tema 173 da TNU).
Assim, em que pese os conceitos de deficiência e incapacidade não se confundam, se uma pessoa comprovar incapacidade para o trabalho por tempo superior a 2 anos, poderá receber o BPC. Em casos como este, a incapacidade configura impedimento de longo prazo. O valor do BPC é de 1 (um) salário mínimo nacional.
Como solicitar o BPC/LOAS?
O requerimento do benefício assistencial pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS - pelo telefone 135 ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.
Atenção! Para solicitar o benefício é obrigatória a inscrição no Cadastro Único, devendo o cadastro estar atualizado no momento do requerimento.
Além do exame físico realizado na perícia, é importante que o requerente leve atestados, exames e receituários médicos.
Por fim, caso o benefício seja negado pelo INSS, é possível ajuizar uma ação judicial. Para isso, procure um advogado ou advogada de sua confiança!
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!