Blog

24 de setembro de 2024

Servidor público vinculado a RPPS pode contribuir para o INSS (RGPS)?

por Yoshiaki Yamamoto

Servidor público vinculado a RPPS pode contribuir para o INSS (RGPS)?

Muitos servidores públicos vinculados a RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), no intuito de obter uma renda extra na velhice, decidem contribuir para o INSS (Regime Geral de Previdência Social - RGPS) para obter uma segunda aposentadoria. 

Contudo, essa pode ser uma estratégia equivocada, pois em muitos casos tais contribuições não poderão ser utilizadas para futura aposentadoria. 

Nesse post entenderemos essa questão. 

Servidor público vinculado a RPPS pode contribuir para o INSS (RGPS)?

Como tudo no Direito, a resposta para essa pergunta é: depende. 

Em regra, o servidor público vinculado a RPPS (seja na ativa ou aposentado) não pode se filiar ao INSS (RGPS) como segurado facultativo, conforme previsão do artigo 201, §5º da Constituição. 

Contudo, existe uma exceção: caso o servidor/aposentado vinculado ao RPPS exerça atividade remunerada que o torne contribuinte obrigatório do INSS/RGPS. 

Exemplo 1: professor universitário vinculado ao RPPS de Universidade Federal e que também dá aula em Universidade privada. 

Exemplo 2: aposentado no RPPS que tem empresa privada e exerce atividade laboral sendo remunerado com pró-labore. 

Portanto, para que o servidor público vinculado a RPPS possa contribuir para o INSS, é necessário que o mesmo exerça alguma atividade laboral que o torne contribuinte obrigatório. 

E se foram pagas contribuições sem o exercício da atividade?

Caso tenham sido pago contribuições para o RGPS pelo filiado ao RPPS sem a atividade laboral correspondente, é possível solicitar a restituição das contribuições pagas indevidamente. 

Modelo de Petição:

Você possui algum caso assim e quer um MODELO de PETIÇÃO? Nós temos a petição ideal para apresentação no processo!

Se quiser receber o modelo de petição de forma gratuita, acesse o link na bio do nosso Instagram e entre em nossa "COMUNIDADE DO WHATSAPP" para receber gratuitamente!


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter