Blog
8 de julho de 2024
Quem integra o grupo familiar no Benefício Assistencial (BPC/LOAS)?
Quem integra o grupo familiar no Benefício Assistencial (BPC/LOAS)?
Você sabe quem integra o grupo familiar para fins de benefício de prestação continuada (BPC/LOAS)?
No momento em que se solicita o benefício junto ao INSS, é necessário informar quais os integrantes da família, para análise do requisito socioeconômico.
Muitas dúvidas surgem quando há, por exemplo, um terreno e duas casas em que parentes residem. Será que todos são considerados? O filho maior solteiro integra o grupo familiar?
Saber as respostas para essas dúvidas é fundamental, tanto para informar corretamente no momento de fazer o Cadastro Único (Cadúnico), como também para impugnar eventual negativa de benefício por parte do INSS.
Requisitos para o benefício assistencial (BPC/LOAS)
Possuem direito ao BPC idosos e pessoas com deficiência que comprovem condição de vulnerabilidade social. O valor do benefício assistencial é de 1 (um) salário mínimo nacional.
Por sua vez, para receber o BPC é necessário cumprir os critérios a seguir:
- Deficiência (impedimentos de longo prazo) ou idade de 65 anos;
- Necessidade econômica (vulnerabilidade social).
Para fins de análise do critério socioeconômico, deve-se analisar a renda do grupo familiar. Assim, considerar uma pessoa a mais ou desconsiderá-la, pode fazer diferença tanto para o cálculo do número de indivíduos quanto da renda per capita do grupo familiar.
O que diz a lei?
Na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93), o termo "família" incluía indivíduos que compartilhavam a mesma residência, sem necessidade de ter laços de parentesco.
No entanto, a Lei 12.435/2011 alterou a norma, incluindo o parágrafo 1º do art. 20 da LOAS, que trata da definição do grupo familiar. Perceba-se:
§ 1o Para os efeitos do disposto no caput, a família é composta pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.
Da leitura do dispositivo acima, pode-se chegar às seguintes conclusões:
- Somente compõem o grupo familiar as pessoas que residem no mesmo domicílio, isto é, sob o mesmo teto;
- Caso existam outras casas no mesmo terreno, estas pessoas não devem ser consideradas no grupo familiar;
- Avós, tios, irmãos casados, netos, sobrinhos e primos, ainda que residam junto com o requerente do BPC, não integram o grupo familiar.
Entendimento judicial
Por fim, para o STJ, o conceito de renda mensal da família contido na LOAS deve ser aferido levando-se em consideração a renda das pessoas do grupo familiar que compartilhem a moradia com aquele que esteja sob vulnerabilidade social (Resp nº 1.731.057/SP).
De forma complementar, a Turma Nacional de Uniformização (TNU) já se manifestou no seguinte sentido:
“para fins de concessão de benefício assistencial, o conceito de grupo familiar deve ser obtido mediante interpretação restrita das disposições contidas no § 1º do art. 20 da Lei nº 8.742/93 e no art. 16 da Lei nº 8.213/91”
Conforme a TNU, afigura-se razoável o critério legal de exclusão do grupo familiar daqueles parentes que o estejam integrando de modo meramente circunstancial e efêmero, haja vista a tendência natural de que filhos maiores, genros, sobrinhos e outros parentes venham a conduzir seus próprios núcleos familiares para moradias próprias com economias familiares próprias.
Infelizmente, nem sempre o INSS aplica a interpretação restritiva da lei, sendo necessário valer-se de ação judicial para reverter o entendimento aplicado e obter a concessão do BPC/LOAS.
Modelo de Petição:
Você possui algum caso assim e quer um MODELO de PETIÇÃO? Nós temos a petição ideal para apresentação no processo!
Se quiser receber o modelo de petição de forma gratuita, acesse o link na bio do nosso Instagram e entre em nossa "COMUNIDADE DO WHATSAPP" para receber gratuitamente!
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!