Blog

29 de janeiro de 2024

Desaposentação em 2024: Ainda é possível solicitar?

por Luna Schmitz

Desaposentação em 2024: Ainda é possível solicitar?

Você já ouviu na falar na tese de revisão da aposentadoria pela desaposentação?

Sem dúvidas, trata-se de um assunto que já foi muito falado no direito previdenciário e, recentemente em 2024, esse debate reacendeu. Confira abaixo as principais novidades!

O que é a desaposentação?

A desaposentação ou desaposentadoria é uma tese revisional que visa incluir no cálculo do tempo e dos salários de contribuições os recolhimentos efetuados após a data da aposentadoria.

Destina-se aqueles que se aposentaram e seguiram trabalhando por mais algum tempo, isto é, contribuindo ao INSS.

Trata-se de uma renúncia à aposentadoria recebida, para que se efetue o recálculo do benefício, sem se cogitar a restituição dos valores de aposentadoria já recebidos, em virtude da natureza alimentar dessas verbas.

Diante da existência de múltiplos casos que se enquadrariam nessa revisão, o tema foi constantemente debatido e levado à apreciação do Poder Judiciário.

O que o STF decidiu?

Por ocasião do Recurso Extraordinário nº 661.256 (Tema 503), o Supremo Tribunal Federal analisou a possibilidade, ou não, de reconhecer validade jurídica ao instituto da desaposentação, pela renúncia ao primeiro benefício e cômputo das contribuições recolhidas posteriormente à primeira aposentadoria.

Não obstante, o entendimento firmado pelo STF não foi favorável aos aposentados. Veja-se abaixo a tese fixada:

No âmbito do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, somente lei pode criar benefícios e vantagens previdenciárias, não havendo, por ora, previsão legal do direito à 'desaposentação' ou à ‘reaposentação’, sendo constitucional a regra do art. 18, § 2º, da Lei nº 8.213/91.

A decisão judicial transitou em julgado em 18/12/2020.

Projeto de Lei

Com o objetivo de alterar a tese fixada pelo STF e justamente possibilitar a criação de uma lei que regulamente essa tese revisional, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a renúncia de aposentadoria do INSS e o recálculo do benefício para o segurado que ficou trabalhando, ou voltou, e contribuiu por mais 60 meses.

No Projeto de Lei que tramita em caráter conclusivo, prevê-se a possibilidade de solicitar o recálculo do benefício até duas vezes. Porém, não admite-se em todas as aposentadorias.

Aposentados por invalidez e que recebem a aposentadoria especial não poderão contar com o recálculo da aposentadoria.

Atualmente, aguarda-se a conclusão dos trâmites desse projeto. Embora ainda não tenha sido aprovado, já é um passo em favor dos aposentados para regulamentar a revisão da aposentadoria!

Siga-nos acompanhando e qualquer novidade sobre o assunto, comunicaremos aqui no Prevlaw. 


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter