Blog

15 de janeiro de 2024

BPC/LOAS para Pessoas com Autismo: Quem tem direito e como solicitar!

por Luna Schmitz

BPC/LOAS para Pessoas com Autismo: Quem tem direito e como solicitar!

Você sabia que a pessoa com transtorno do espectro autista pode ter direito ao benefício assistencial do INSS (BPC/LOAS)? Conforme dados levantados pelo IBGE, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas no Brasil.

O que diz a lei?

A Lei 12.764 de 2012 instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Assim, para todos os efeitos legais, a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência.

Por sua vez, a pessoa com transtorno do espectro autista é aquela acometida de síndrome clínica caracterizada por:

  • Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento;

OU

  • Padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

Quais os requisitos do BPC/LOAS?

Dentre os direitos da pessoa com transtorno do espectro autista estão a previdência e a assistência social.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial garantido pela Constituição Federal a certos grupos de pessoas que não possuem meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por suas famílias.

Destina-se, portanto, a pessoas em situação de necessidade econômica. Assim, para receber o BPC/LOAS é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Deficiência (impedimento de longo prazo – necessidade de afastamento por prazo superior a 2 anos);

  • Necessidade econômica (vulnerabilidade social).

Dessa forma, os menores de 18 anos, acometidos pelo transtorno do espectro autista, podem fazer jus ao BPC

Valor do benefício

O valor do benefício assistencial será de 1 (um) salário-mínimo nacional, sem pagamento do 13º salário. Nesse sentido, é importante frisar que o BPC/LOAS não é uma aposentadoria.

Como solicitar o BPC/LOAS?

O requerimento do benefício assistencial pode ser realizado nos canais de atendimento do INSS - pelo telefone 135 ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”.

Mas atenção! Para solicitar o benefício é obrigatória a inscrição no Cadastro Único, devendo o cadastro estar atualizado no momento do requerimento.

Por fim, caso o benefício seja negado pelo INSS, é possível ajuizar uma ação judicial. Para isso, procure um advogado ou advogada de sua confiança!

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o guia completo sobre o BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada) disponível aqui no Prevlaw.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Colunista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter