Notícias

2 de julho de 2024

TRF1: Aposentado com cardiopatia grave tem direito à isenção do Imposto de renda

por Laura Coelho de Almeida

TRF1: Aposentado com cardiopatia grave tem direito à isenção do Imposto de renda

A 6ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) decidiu que um aposentado com cardiopatia grave tem direito à isenção do Imposto de Renda.

Em seu recurso, a União argumentou que o aposentado apresentou apenas uma declaração de seu médico particular, sem demonstrar exames que comprovem a cardiopatia para isenção de imposto.

Entenda a decisão

Ao analisar o caso, o relator responsável destacou que o laudo médico assinado por um cardiologista, detalha que o segurado é portador de cardiopatia grave incurável, desde 2021.

No entanto, o relator relembrou a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a qual explica que "não é necessário um laudo médico oficial para o reconhecimento judicial da isenção do Imposto de Renda, desde que a doença grave esteja suficientemente demonstrada por outros meios de prova".

Dessa forma, a decisão confirmou a sentença do Juízo da 6ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (SJDF) e garantiu a isenção de imposto para o aposentado.

Isenção de Imposto de Renda

A Lei nº 9.250/1995 dispõe que o aposentado ao completar 65 anos poderá deduzir da sua base de cálculo do imposto de renda o valor de R$ 1.903,98. Ou seja, só seria tributado pelo imposto de renda o valor da aposentadoria que exceder R$ 4.021,20 (soma da isenção da tabela do imposto de renda com o da isenção da lei citada).

Além disso, outra situação é a hipótese de isenção de imposto de renda por doenças graves. 

Leia mais:

Com informações do TRF1.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter