Notícias

22 de março de 2024

7 x 4: STF REJEITA a aplicação da tese da Revisão da Vida Toda

por Laura Coelho de Almeida

7 x 4: STF REJEITA a aplicação da tese da Revisão da Vida Toda

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, nesta quinta-feira (21), a possibilidade de aplicação da tese da Revisão da Vida Toda para beneficiários do INSS. Em uma reviravolta, o STF reviu seu entendimento sobre o caso e NEGOU a aplicabilidade da tese.

O julgamento do Recurso Extraordinário (Tema 1.102 - Recurso Extraordinário (RE) 1276977), no qual foi originariamente fixada tese favorável aos segurados do INSS em 2022, ainda não foi finalizado. 

Contudo, em uma manobra jurídica, os Ministros julgaram a questão nas ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) 2110 e 2111. Nesse julgamento, os Ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin, recém empossados, também proferiram votos, mudando o placar final sobre a viabilidade da aplicação da tese.

A Votação do STF

No novo julgamento, a Revisão da Vida Toda recebeu 4 votos favoráveis e 7 contrários. Agora, caso ocorra o trânsito em julgado da decisão do STF, todos os processos relacionados que tramitam em território nacional terão decisão desfavorável.

Assim, os beneficiários do INSS não poderão utilizar todo período contributivo à Previdência Social no cálculo dos seus benefícios, ou seja, as contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994 serão descartadas.

O que é a Revisão da Vida Toda?

A revisão da vida toda era uma tese revisional para incluir no cálculo dos benefícios os salários de contribuição anteriores a julho de 1994, marco do Plano Real. Sendo assim, nessa forma de cálculo considera-se todo o período contributivo do beneficiário.

Em resumo, a revisão da vida toda buscava garantir a aplicação da regra mais favorável ao segurado do INSS.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter