Notícias

6 de novembro de 2024

Como consultar o termo de adesão aos descontos de mensalidades associativas no Meu INSS?

por Laura Coelho de Almeida

Como consultar o termo de adesão aos descontos de mensalidades associativas no Meu INSS?

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora podem verificar se possuem contratos com entidades e associações que autorizam descontos de mensalidades.

A consulta pode ser feita no Meu INSS, acessando a opção “mensalidade associativa” na tela inicial do site ou aplicativo. 

Como bloquear as mensalidades?

Além de consultar as mensalidades associativas pelo Meu INSS, também é possível bloquear, desbloquear e excluir mensalidades.

Para realizar estes processos, basta acesse o Meu INSS pelo site (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celular e seguir os passos a seguir:

  • Faça login com seu CPF e senha do Gov.br.
  • Clique no botão “mensalidade associativa”.
  • Selecione a opção desejada: excluir mensalidade de associação ou sindicato, bloquear/desbloquear mensalidade ou consultar o termo de adesão.
  • Leia as informações apresentadas na tela e siga as instruções.

O INSS informa que, neste primeiro momento, serão exibidos apenas os termos de adesão feitos a partir de 25 de setembro deste ano. Os contratos anteriores serão disponibilizados em uma atualização futura do Meu INSS.

Ademais, na opção de “bloqueio/desbloqueio de mensalidade de entidade associativa ou sindicato”, também é possível solicitar o bloqueio preventivo dos descontos, caso esteja desbloqueado.

Com informações do INSS.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter