Notícias
3 de julho de 2024
TRU4: Contribuições abaixo do mínimo não impedem a concessão de Auxílio-Doença para empregado doméstico
TRU4: Contribuições abaixo do mínimo não impedem a concessão de Auxílio-Doença para empregada doméstica
A Turma Regional de Uniformização (TRU) dos Juizados Especiais Federais (JEFs) da Justiça Federal da 4ª Região decidiu que as contribuições abaixo do mínimo não impedem a concessão de auxílio-doença (atual auxílio por incapacidade temporária) para empregado ou empregado doméstico. No entender da TRU, a qualidade de segurado nem a contagem como carência para benefícios por incapacidade são prejudicadas pelas contribuições inferiores ao mínimo.
Entenda o caso
Uma segurada, empregada doméstica, solicitou auxílio-doença em março de 2022, após sofrer uma fratura no tornozelo em setembro de 2021, que a impediu de trabalhar. No entanto, o INSS negou o benefício, sob a justificativa do não cumprimento do período de carência de 12 meses.
A segurada recorreu argumentando que cumpriu a carência e não tinha condições de saúde para retornar ao trabalho. Dessa forma, a 1ª Vara Federal de Ijuí (RS) determinou o pagamento do auxílio-doença de setembro de 2021 a março de 2022, com juros e correção monetária.
Por sua vez, o INSS recorreu alegando que as contribuições feitas desde março de 2020 foram abaixo do mínimo necessário, o que, por sua vez, impediria o cumprimento da carência.
Ao analisar o caso, a 3ª Turma Recursal do Rio Grande do Sul acolheu o recurso do INSS e concluiu que as contribuições abaixo do mínimo não poderiam ser consideradas para a qualidade de segurado e carência. Todavia, a autora interpôs incidente de uniformização para a TRU da 4ª Região.
A decisão da TRU
No julgamento do caso, a relatora responsável relembrou que a EC 103/2019 excluiu os salários de contribuição inferiores ao mínimo apenas da contagem como tempo de contribuição. No entanto, esta disposição não afeta a carência ou a qualidade de segurado.
Portanto, a TRU concluiu que, para empregados e empregados domésticos, as contribuições abaixo do limite mínimo não impedem a manutenção da qualidade de segurado, bem como não prejudicam a contagem da carência para benefícios por incapacidade.
Agora, o caso retorna para a Turma Recursal de origem para nova decisão conforme a tese firmada pela TRU.
Com informações do TRF4.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!