Notícias
5 de agosto de 2024
TRF4 garante restabelecimento do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para mulher autista
TRF4 garante restabelecimento do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para mulher autista
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o restabelecimento do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para uma mulher de 25 anos com Transtorno de Espectro Autista.
De acordo com o processo, a requerente mora com a mãe idosa aposentada, que recebe um salário mínimo, e recebe uma pensão alimentícia de R$ 674,14 do pai. Os documentos informam que ela recebeu o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência entre 2012 e 2021, quando foi suspenso após a concessão da aposentadoria da mãe.
Para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a renda per capita da família ultrapassava ¼ do salário mínimo, ou seja, estava acima do limite legal para o pagamento do BPC/LOAS. Sendo assim, a autora ajuizou ação e obteve sentença favorável, a qual determinava o restabelecimento do benefício desde a data da suspensão, sem a devolução de valores recebidos anteriormente.
Porém, o INSS recorreu ao TRF4, sustentando que ela não se enquadrava no critério de renda do BPC/LOAS.
A decisão do TRF4
Ao analisar o caso, o relator responsável entendeu que a maior parte da renda da família provém da aposentadoria da mãe, de valor mínimo. No entanto, esse montante deve ser excluído do cálculo da renda familiar, restando apenas a pensão alimentícia.
Conforme o entendimento do TRF4, o critério econômico da LOAS previsto em lei, não impede a concessão do benefício para rendas superiores a 1/4 do salário mínimo, caso outras provas no processo comprovem a situação de miserabilidade. Sendo assim, agora cabe ao INSS o pagamento do BPC/LOAS à autora.
Com informações do TRF4.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!