Notícias

5 de junho de 2024

TRF4 decide que dependente químico pode receber Auxílio-Doença do INSS

por Laura Coelho de Almeida

TRF4 decide que dependente químico pode receber Auxílio-Doença do INSS

A 4ª Vara Federal de Passo Fundo (RS) decidiu que um dependente químico pode receber auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O segurado entrou com o pedido de concessão do auxílio-doença. No entanto, ele se encontrava internado em um hospital psiquiátrico para reabilitação. Portanto, não conseguiu comparecer à perícia médica marcada pelo INSS.

De acordo com o processo, o laudo pericial posterior revelou que o requerente sofria de transtornos mentais e comportamentais relacionados ao uso de cocaína, que resultaram em uma síndrome de dependência. Dessa forma, ele foi considerado temporariamente incapaz para o trabalho a partir de 10 de maio de 2023.

Entenda a decisão

Ao analisar o caso, o juiz da 4ª Vara Federal de Passo Fundo (RS) entendeu que o requerente justificou sua ausência na perícia devido à internação. Tal fato, garante o direito ao pagamento retroativo do benefício desde 17 de maio de 2023, data do pedido inicial. 

Além disso, o magistrado discordou da data estipulada pela perícia para o término do benefício (10 de janeiro de 2024), uma vez que o prazo limitou o direito de solicitar prorrogação do auxílio.

Dessa forma, o auxílio-doença deve ser pago por mais 60 dias, podendo o requerente solicitar a extensão do auxílio, mediante nova avaliação médica.

Processo: 5005900-49.2023.4.04.7104

Com informações do TRF4.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter