Notícias

11 de abril de 2025

TRF3 confirma concessão de Salário-Maternidade para indígena categorizada como segurada especial do INSS

por Laura Coelho de Almeida

TRF3 confirma concessão de Salário-Maternidade para indígena categorizada como segurada especial do INSS

A 8° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) garantiu a concessão do salário-maternidade a uma segurada especial indígena da Aldeia Jaguapiré, categorizada como segurada especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o processo, a indígena recorreu à Justiça para solicitar o salário-maternidade pelo nascimento do filho em dezembro de 2021. Conforme o registro de nascimento da criança, os pais são lavradores da etnia Kaiowá, residentes na Aldeia Jaguapiré. 

A Justiça Estadual de Iguatemi (MS), em competência delegada, determinou a concessão do benefício, mas o INSS recorreu ao TRF3, alegando que a requerente não cumpria os requisitos de segurada especial e carência, pois não possuía registro no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

A decisão do TRF3

Ao analisar o caso, a relatora enfatizou que indígenas trabalhadores rurais possuem os mesmos direitos previdenciários dos demais agricultores e são enquadrados como segurados especiais. Além disso, documentos e depoimentos de testemunhas comprovaram o direito ao benefício. A prova material aliada à prova testemunhal demonstrou que a requerente exerceu trabalho rural dentro do período exigido por lei, caracterizando sua condição de segurada especial indígena.

Outro fator decisivo foi a certidão emitida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas de Iguatemi, que confirmou o exercício da atividade agrícola pela autora entre julho de 2013 e novembro de 2021. O documento listava a produção de mandioca, milho, abóbora e batata-doce, utilizados para consumo próprio e venda do excedente. 

Diante dessas comprovações, o TRF3 negou o recurso do INSS e manteve o direito da indígena ao salário-maternidade.

Processo: 5002775-14.2024.4.03.9999

Com informações do TRF4.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter