Notícias
26 de setembro de 2024
TRF3 confirma aposentadoria especial para eletricista devido à exposição a alta tensão
TRF3 confirma aposentadoria especial para eletricista devido à exposição a alta tensão
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) garantiu a concessão da Aposentadoria Especial para um eletricista, exposto a tensões elétricas superiores a 250 volts.
O INSS recorreu da decisão de primeira instância, alegando ausência de provas suficientes para a concessão da aposentadoria especial.
Entenda a decisão:
Ao analisar o caso, os desembargadores concluíram que o trabalhador exerceu as funções de eletricista e técnico eletrônico entre janeiro de 1988 e novembro de 2019, sempre exposto a condições de risco. Os documentos apresentados comprovaram a exposição à tensão elétrica superior a 250 volts, o que justificou o enquadramento das atividades como especiais.
Ademais, o relator do caso destacou que o segurado acumulou 29 anos, 10 meses e 20 dias de trabalho, isto é, tempo suficiente para a concessão da aposentadoria especial, conforme regras pré-reforma.
O TRF3 também reforçou que o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não elimina os riscos à saúde em atividades como a de eletricista. Além disso, ponderou-se que não é necessário o contato diário com o agente agressivo para caracterizar o risco à saúde.
Sendo assim, a decisão garantiu o direito ao benefício retroativo à data do requerimento administrativo (DER).
Processo: 5000130-91.2021.4.03.6128
Com informações do TRF3.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!