Notícias
25 de junho de 2025
TRF3 concede Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para criança com autismo em situação de vulnerabilidade
TRF3 concede Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para criança com autismo em situação de vulnerabilidade
A 10° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve uma decisão que condena o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder o Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em situação de vulnerabilidade social.
O INSS recorreu da sentença em primeira instância, argumentando que o pai da criança atuava servidor público com salário de aproximadamente R$ 6 mil, o que afastaria a condição de miserabilidade exigida para concessão do benefício.
No entanto, a relatora do caso, desembargadora federal Gabriela Araújo, destacou que o pai não reside com a criança e que seus rendimentos não devem ser considerados no cálculo da renda familiar para fins do BPC/LOAS. O valor da pensão alimentícia paga por ele é de apenas R$ 350 mensais.
Além disso, a magistrada ressaltou que a mãe é a única cuidadora da criança, está desempregada e recebe apenas o Bolsa Família como fonte de renda. Segundo ela, o recebimento do Bolsa Família não impede a concessão do BPC/LOAS e, ao contrário, reforça a situação de vulnerabilidade da família.
A decisão também levou em consideração o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), que permite considerar outros elementos além da renda per capita para avaliar a condição de vulnerabilidade, como laudos médicos, situação habitacional e contexto familiar.
Com informações do TRF3.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!