Notícias

29 de novembro de 2024

TRF1: Segurada urbana pode receber Salário-Maternidade sem a exigência de carência

por Laura Coelho de Almeida

TRF1: Segurada urbana pode receber Salário-Maternidade sem a exigência de carência

A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu a concessão do Salário-Maternidade para uma segurada, ajustando a data de início do benefício (DIB) para coincidir com a data do requerimento administrativo (DER), conforme a Lei 8.213/91, artigo 49, I, “b”.

De acordo com o processo, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) argumentou que a concessão do salário-maternidade não era viável devido à falta de carência e à suposta ausência de qualidade da segurada. Além disso, a autarquia alegou que houve um erro na DIB na decisão anterior que concedeu o benefício.

Ao analisar o caso, o relator responsável destacou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a ADI 2.110, é inconstitucional a norma que exigia uma carência de 10 meses de contribuição para a concessão do salário-maternidade a trabalhadoras autônomas, rurais e contribuintes facultativas.

Ademais, o magistrado ressaltou que a segurada atendeu todos os requisitos necessários para receber o benefício. Do mesmo modo, no momento do parto, a autora estava exercendo atividade laboral urbana como contribuinte facultativa, conforme seu Extrato de Contribuição (CNIS).

Dessa forma, a decisão do colegiado foi dar parcial provimento à apelação, concedendo o salário-maternidade para a segurada.

Processo: 1032416-43.2022.4.01.9999
Com informações do TRF1.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter