Notícias
21 de março de 2024
TRF1: Mulher com obesidade mórbida pode receber o Benefício Assistencial (BPC/LOAS)
TRF1: Mulher com obesidade mórbida pode receber o Benefício Assistencial (BPC/LOAS)
A 9ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu a concessão do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) para uma mulher com obesidade mórbida.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recorreu ao TRF1 contra a sentença que concedeu o BPC/LOAS para uma mulher com obesidade mórbida. A Autarquia alegava a falta de comprovação da incapacidade para o trabalho e impedimento de longo prazo.
A decisão do TRF1
Ao analisar o caso, o Tribunal considerou que, segundo o laudo pericial, a obesidade mórbida da requerente foi agravada em 2015, e que a partir disso ela não conseguiu mais trabalhar.
Conforme a perícia, a incapacidade para o trabalho é total e temporária. No entanto, por mais que o documento não mencione explicitamente o impedimento de longo prazo, a natureza da obesidade mórbida permite essa conclusão. Além disso, a Requerente aguarda consulta com um psiquiatra para tratar a depressão e avaliar a possibilidade de cirurgia bariátrica.
Por fim, o TRF1 destaca que a concessão do BPC/LOAS não está condicionada à incapacidade para o trabalho, mas sim ao impedimento da participação na sociedade nas mesmas condições que outras pessoas. Portanto, o recurso do INSS foi negado e o benefício concedido.
Processo: 1000564-69.2020.4.01.9999
Com informações do TRF1.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!