Notícias

15 de fevereiro de 2024

TRF1: Gestante de alto risco pode receber auxílio-doença sem comprovação de carência no INSS

por Laura Coelho de Almeida

TRF1: Gestante de alto risco pode receber auxílio-doença sem comprovação de carência no INSS

A 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu a concessão do Auxílio-Doença (atual auxílio por incapacidade temporária), para uma gestante de alto risco que não comprovou o período de carência.

A segurada solicitou o auxílio-doença após ser afastada do trabalho por mais de 15 dias, devido a uma gravidez de alto risco. No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) negou o benefício. Para a Autarquia, ela não completou o período de carência necessário (12 contribuições mensais) para a concessão do benefício. 

Após a negativa do INSS, a Autora ajuizou ação previdenciária. Porém, seu pedido foi negado em 1ª instância.

A decisão do TRF1 sobre o Auxílio-Doença

Ao analisar o caso, o TRF1 entendeu que gravidez de alto risco não está incluída na lista de doenças que garantem a dispensa de carência para a concessão do auxílio-doença. No entanto, seguindo entendimento da Turma Nacional de Uniformização (TNU), a segurada teria direito ao benefício mesmo sem completar os 12 meses de carência.

A TNU entende que essa é uma situação de risco elevado, tanto para a mãe quanto para o bebê. Sendo assim, possível a dispensa da comprovação do período de carência. Agora, cabe ao INSS a concessão do benefício após decisão favorável à segurada.

Processo:  1029250-03.2022.4.01.9999  Com informações do TRF1.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter