Notícias

17 de abril de 2024

Salário-Maternidade: INSS alerta para golpe divulgado por Influenciadores Digitais

por Laura Coelho de Almeida

Salário-Maternidade: INSS alerta para golpe divulgado por Influenciadores Digitais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta na última segunda-feira (15) sobre golpes envolvendo o salário-maternidade. Nos últimos dias, influenciadores digitais, do nicho de maternidade, estão divulgando um serviço de assessoria para acesso ao benefício do INSS.

Em publicações recentes, influenciadores explicam o trabalho de uma falsa assessoria que prestaria o serviço de acesso ao salário-maternidade. Segundo os vídeos publicados nas redes sociais, era necessário realizar um cadastro com a empresa e o valor do benefício poderia chegar a R$ 4.000,00.

Em resumo, a assessoria oferece um serviço particular para acessar o Meu INSS e solicitar o salário-maternidade. Para realizar o procedimento a assessoria cobra um valor das seguradas, que podem realizar o pedido sozinhas, sem a necessidade de intermediários. 

Nesses casos, a falsa assessoria se apresenta como um canal oficial para obtenção do benefício, podendo comprometer inclusive a segurança de dados do cidadão.

O golpe já havia ocorrido no ano passado, quando o INSS também emitiu um alerta. E agora, voltou a ser aplicado novamente.

Entenda o salário-maternidade

O salário-maternidade é um benefício da Previdência Social, que visa a proteção à maternidade, mediante o descanso da trabalhadora e o contato da mãe com a criança nos primeiros meses de vida.

O benefício é pago para as trabalhadoras urbanas, rurais e temporárias, desde que se enquadrem em algumas das categorias abaixo:

  • Empregada;

  • Empregada doméstica;

  • Contribuinte individual;

  • Segurada facultativa;

  • Segurada especial (agricultora);

  • Trabalhadora avulsa.

Além disso, é necessário que a segurada preencha alguns requisitos para a concessão do salário-maternidade são:

  • Apresentar Certidão de nascimento da criança; OU termo de guarda ou adoção; OU certidão de óbito em caso de natimorto; OU atestado médico em caso de aborto não criminoso;

  • Ter qualidade de segurada.

Como solicitar o salário-maternidade de forma segura

Para solicitar o seu benefício com segurança e tranquilidade, siga o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);

  2. Clique na opção “Novo Pedido”;

  3. Digite “salário-maternidade urbano” ou “salário-maternidade rural;

  4. Clique no nome do serviço/benefício;

  5. Leia o texto que aparece na tela e siga as instruções.

Após esses passos, o INSS analisará o pedido. Para acompanhar a solicitação, basta acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135.

O que fazer para não cair no golpe?

O INSS orienta às mães que, caso precisem de auxílio para solicitar o benefício, procurem o apoio de um advogado de confiança ou da própria Defensoria Pública. 

Além disso, o INSS reforça que nunca utiliza sites e redes sociais intermediários para realizar a concessão do salário-maternidade. Ademais, não cobra multas ou o pagamento antecipado de valores para liberar o benefício. 


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter