Notícias
19 de maio de 2025
PL 2603/24: Câmara dos Deputados aprova reajuste do BPC/LOAS atrelado à política de valorização do salário mínimo
PL 2603/24: Câmara dos Deputados aprova reajuste do BPC/LOAS atrelado à política de valorização do salário mínimo
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei 2603/24 que garante o reajuste anual do Benefício Assistencial (BPC/LOAS) com base na política de valorização do salário mínimo. A medida busca assegurar a manutenção do poder de compra das pessoas com deficiência e dos idosos que recebem o benefício.
Conforme o texto aprovado, o valor do BPC/LOAS, hoje equivalente a um salário mínimo, será atualizado anualmente na mesma data e com os mesmos critérios usados para o reajuste do salário mínimo. A correção seguirá os índices estabelecidos pela Lei 14.663/23, que define a política de valorização do salário mínimo. Caso essa política seja substituída no futuro, será adotado o índice que oferecer a maior correção, incluindo eventuais aumentos reais.
Dessa forma, o novo modelo considera a inflação acumulada no ano anterior, somada ao crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Essa metodologia busca garantir que o valor do BPC/LOAS acompanhe o custo de vida e o crescimento da economia.
O projeto segue em tramitação nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações da Câmara dos Deputados.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!