Notícias

30 de janeiro de 2024

PL 2567/11: Comissão aprova a regulamentação da desaposentação no INSS

por Laura Coelho de Almeida

PL 2567/11: Comissão aprova a regulamentação da desaposentação no INSS

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2567/11. A proposta regulamenta o processo de desaposentação perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o projeto, os segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) poderiam renunciar à aposentadoria. Além disso, também seria possível recalcular o valor do benefício para os segurados que continuaram a trabalhar, ou retornaram ao emprego, e que contribuíram por mais 60 meses.

O objetivo da medida é que as novas contribuições obrigatórias dos aposentados que continuam trabalhando também sejam consideradas no valor dos benefícios.

O processo de desaposentação e o que propõe o projeto!

Em 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a desaposentação inconstitucional, devido a falta de legislação que regulamentasse esse processo. 

Por meio do projeto de lei, os aposentados que retornaram ao trabalho e contribuíram por mais 60 meses para a Previdência Social podem renunciar à aposentadoria e solicitar a reavaliação do benefício. O PL 2567/11 determina que a reavaliação poderá ser feita apenas 2 vezes pelo segurado. 

No entanto, a proposta explicita que essa regra não se aplica a todas as modalidades de aposentadoria. Segurados aposentados por invalidez e na modalidade de aposentadoria especial não podem recalcular o valor do benefício. Além disso, vale destacar que o aposentado que continuar trabalhando poderá receber apenas o salário-família e a possibilidade de reabilitação profissional.

Por fim, o projeto segue em tramitação nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Câmara dos Deputados.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter