Notícias
23 de abril de 2025
Menor sob guarda judicial tem direitos previdenciários equiparados aos filhos
Menor sob guarda judicial tem direitos previdenciários equiparados aos filhos
A partir de agora, crianças e adolescentes sob guarda judicial passam a ter os mesmos direitos previdenciários que filhos biológicos, enteados e menores tutelados. A mudança foi estabelecida pela Lei Nº 15.108, publicada em março de 2025 no Diário Oficial da União. Com a nova legislação, esses menores poderão acessar benefícios como pensão por morte e auxílio-reclusão, desde que atendam aos critérios exigidos.
A legislação previdenciária estabelece uma hierarquia de dependentes para o recebimento de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No topo da lista estão o cônjuge, companheiro(a) e filhos menores de 21 anos ou inválidos. Já os enteados, menores tutelados e, agora, menores sob guarda judicial são equiparados aos filhos, desde que haja declaração do segurado e o menor não tenha meios próprios de sustento
A nova norma altera o § 2.º do artigo 16 da Lei n.º 8.213, determinando que o menor sob guarda judicial será equiparado ao filho para fins previdenciários, mediante declaração do segurado e desde que não possua condições financeiras para seu próprio sustento e educação.
Menor tutelado x Menor sob guarda: qual a diferença?
-
Menor tutelado: É aquele cujo poder familiar dos pais biológicos foi destituído ou suspenso, sendo transferido a um tutor por decisão judicial. A tutela tem o objetivo de inserir o menor em uma família substituta.
-
Menor sob guarda: Nessa situação, o poder familiar dos pais biológicos não é completamente removido, apenas limitado, e a guarda é concedida a um guardião de forma temporária. A medida visa regularizar a convivência com uma nova família até que o menor possa retornar à família biológica ou ser adotado.
Com essa mudança, a legislação previdenciária amplia a proteção social a crianças e adolescentes
Com informações do INSS.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!