Notícias

9 de janeiro de 2024

INSS deve conceder Pensão por Morte para menino de 13 anos após o falecimento da avó

por Laura Coelho de Almeida

INSS deve conceder Pensão por Morte para menino de 13 anos após o falecimento da avó

A 2ª Vara Federal de Novo Hamburgo (RS) garantiu a concessão da pensão por morte para um adolescente de 13 anos após o falecimento de sua avó. 

De acordo com o processo, o pai da criança ajuizou uma ação, narrando que o menino vivia sob os cuidados da avó desde pequeno até o falecimento em março de 2021. Sendo assim, o argumento para a concessão do benefício consistia em comprovar que a avó era a principal cuidadora da criança e que ele dependia financeiramente dela.

A concessão da Pensão por Morte

Ao analisar o caso, a Justiça Federal concluiu que o menino tinha 11 anos quando a avó faleceu e, ao averiguar as evidências apresentadas, concluiu que ele estava sob os cuidados da avó desde os 3 anos de idade. Logo, era ela a responsável pela educação, saúde e sustento do neto - menor sob guarda, mesmo que os pais ainda sejam vivos.

Dessa forma, a decisão judicial foi favorável ao jovem. Agora, cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o pagamento do benefício desde o falecimento da avó, até que o menino complete 21 anos. Da decisão proferida, ainda cabe recurso às Turmas Recursais.

Com informações do TRF4.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter