Notícias
12 de maio de 2025
Imposto de Renda 2025: Prazo termina em 30 de maio e beneficiários do INSS devem ficar atentos
Imposto de Renda 2025: Prazo termina em 30 de maio e beneficiários do INSS devem ficar atentos
O prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda 2025, referente aos rendimentos de 2024, termina no dia 30 de maio. Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS devem redobrar a atenção para evitar multas e juros por atraso.
Está obrigado a declarar quem teve renda tributável superior a R$ 30.639,90 em 2024. Isso inclui salários, aposentadorias, pensões e benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Atrasar a entrega da declaração pode gerar uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, além de juros com base na taxa Selic enquanto durar o atraso.
Onde acessar o informe de rendimentos do INSS
Para preencher corretamente a declaração, é necessário acessar o informe de rendimentos, disponível gratuitamente pelo portal Meu INSS. Veja o passo a passo:
- Acesse: meu.inss.gov.br
- Clique em "Entrar com Gov.br"
- Insira seu CPF e senha para login
- Role até a seção "Outros Serviços" e clique em "Ver mais"
- Selecione "Extrato do Imposto de Renda"
- Escolha o ano-calendário 2024
- Baixe o PDF do extrato desejado
Os contribuintes que têm conta Gov.br com selo prata ou ouro podem usar a declaração pré-preenchida, que já traz dados como:
- Informações bancárias
- Previdência privada
- Investimentos no Brasil e no exterior
- Bens e direitos adquiridos em 2024
Esse recurso está disponível na plataforma Gov.br e ajuda a evitar erros que podem atrasar a restituição.
Quem tem prioridade na restituição?
Quanto antes for enviada a declaração, mais rápido será o pagamento da restituição do Imposto de Renda, se houver valores a receber. A ordem de prioridade segue esta sequência:
- Idosos com mais de 80 anos
- Idosos a partir de 60 anos
- Pessoas com deficiência ou moléstia grave
- Professores, cuja maior renda vem do magistério
- Quem usou o modelo pré-preenchido ou indicou Pix para receber
Quem está isento?
Segundo dados de fevereiro, cerca de 3,56 milhões de beneficiários do INSS estão isentos de declarar o IR por critérios como:
- Faixa de rendimento
- Condições de saúde (como doenças graves)
- Decisões judiciais
Cerca de 70,5% dos beneficiários do INSS recebem apenas um salário mínimo e, portanto, podem ser isentos. No entanto, é essencial verificar se houve acúmulo de outras rendas ou se o valor anual ultrapassou o limite exigido pela Receita Federal.
Com informações do INSS.
Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.
Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!
Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!