Notícias

3 de abril de 2025

Depressão e outros transtornos mentais podem dar direito ao benefício por incapacidade temporária do INSS

por Laura Coelho de Almeida

Depressão e outros transtornos mentais podem dar direito ao benefício por incapacidade temporária do INSS

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking de países da América Latina com a maior taxa de depressão. Atualmente, 5,8% da população brasileira sofre com a doença.

O que muitos não sabem é que o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, pode ser concedido pelo INSS para quem enfrenta a depressão e outros transtornos mentais.

Quem tem direito ao benefício?

A depressão é um transtorno sério que pode ser desencadeado por fatores como estresse, genética, abuso de substâncias e traumas. Além de afetar a qualidade de vida, pode tornar temporária ou permanentemente impossível a realização de atividades profissionais.

Para ajudar quem sofre com esse problema, o INSS concede o benefício por incapacidade temporária, regulamentado pela Lei 8.213/91. Com isso, trabalhadores diagnosticados com depressão ou ansiedade podem se afastar do trabalho para realizar o tratamento necessário.

Para ter direito ao benefício é necessário:

  • Estar incapacitado para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos;
  • Ter contribuído com o INSS por pelo menos 12 meses antes da incapacidade (carência mínima);
  • Comprovar a condição por meio de atestado médico e documentos complementares.

A solicitação pode ser feita com o apoio de um advogado ou por meio do sistema do INSS, o Atestmed. Através dele, é possível fazer todo o processo online, sem necessidade de perícia médica presencial. 

Caso tenha dúvidas, entre em contato com o INSS pela Central 135, ou acesse o portal Meu INSS para mais informações.

Com informações do INSS.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter