Notícias

4 de fevereiro de 2025

Benefícios previdenciários do INSS para proteção social de vítimas de violência doméstica

por Laura Coelho de Almeida

Benefícios previdenciários do INSS para proteção social de vítimas de violência doméstica

No Brasil, as mulheres ainda são vítimas de altas taxas de agressões físicas, psicológicas e sexuais. Conforme a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) em 2023, três em cada dez brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica.

Benefícios para Mulheres Vítimas de Violência

As mulheres que contribuem para a Previdência Social e se encontram em situação de violência doméstica podem ter acesso a alguns benefícios previdenciários. Caso sofram lesões físicas que as impeçam de trabalhar, elas podem solicitar o auxílio por incapacidade temporária, sendo avaliadas por perícia médica para confirmar a incapacidade e o afastamento necessário. Se a mulher falecer devido à violência, seus dependentes têm direito à pensão por morte, desde que atendam aos requisitos previstos.

Além disso, o INSS também busca responsabilizar os agressores financeiramente. Quando o instituto concede benefícios devido a lesões causadas pela violência, ele pode ingressar com ações regressivas contra os agressores, com o objetivo de recuperar os valores pagos. Essa ação busca transferir a responsabilidade financeira para os criminosos, desestimulando a violência e contribuindo para a reparação dos danos causados.

Com informações do INSS.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter