Notícias

31 de janeiro de 2025

Benefício previdenciário NEGADO: O que fazer caso o seu pedido seja indeferido pelo INSS?

por Laura Coelho de Almeida

Benefício previdenciário NEGADO: O que fazer caso o seu pedido seja indeferido pelo INSS?

Seu benefício previdenciário foi negado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)? Nesses casos é possível solicitar novamente o benefício e apresentar um recurso contra a decisão do INSS. Caso o recurso seja aprovado, a autarquia pode pagar os valores retroativos a partir da data do pedido inicial do benefício.

O processo de recurso é totalmente gratuito e, caso o beneficiário discorde parcial ou totalmente da decisão do INSS, especialmente em casos de negativa de benefício, é possível questionar a decisão. Mas é preciso prestar atenção no prazo para apresentar o recurso, que é de até 30 dias após o recebimento da comunicação da negativa.

A análise do recurso não é feita pelo INSS e sim, pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), um órgão independente, sem qualquer influência do INSS, o que garante maior imparcialidade no julgamento.

Tipos de Recurso ao INSS

Existem dois tipos principais de recursos:

Recurso Ordinário: Feito pelo cidadão, seu representante legal ou procurador. Ele é julgado pela Junta de Recursos da Previdência Social (JRPS).

Recurso Especial: Apresentado quando o interessado não concorda com a decisão do recurso ordinário. Este recurso é analisado por uma Câmara de Julgamento e pode ser apresentado tanto pelo solicitante quanto pelo próprio INSS.

Como Entrar com o Recurso

O recurso inicial pode ser feito de várias maneiras: através do Meu INSS, pelo telefone 135 ou diretamente em uma Agência da Previdência Social (APS). Durante o processo, é essencial informar claramente os motivos pelos quais o cidadão discorda da decisão do INSS e apresentar documentos que comprovem os argumentos.

Com informações do INSS.


Essas informações foram úteis para você? Aqui no Prevlaw, nos dedicamos para levar esse tipo de conhecimento até você, seja advogado(a) ou não. Preparamos nossos conteúdos para que todos possam entender.

Fique ligado aqui no site e também em nossas redes sociais para não perder nenhuma informação como a de hoje! Postamos conteúdos todos os dias!

Caso tenha ficado alguma dúvida, você pode nos chamar através dos nossos canais de atendimento aqui embaixo. Será um prazer recebê-lo(a)!

Colunista desde

LinkedIn de undefined

Sobre o autor desse conteúdo

Jornalista

Veja todos os artigos chevron_right

Quer se tornar parceiro?

Assine nossa newsletter